Notícias

Já preparou seu resumo para o X Congresso Brasileiro de Epidemiologia? Confira as dicas

Faltam poucos dias para o fim do prazo de submissão de trabalhos ao X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Estudantes e pesquisadores têm até 30 de março (quinta-feira) para aplicar suas produções à plataforma do evento para avaliação da Comissão Científica do evento, que acontecerá de 07 a 11 de outubro, em Florianópolis (SC).

Entre 54 temas e subtemas destacados, as mais diversas áreas da Epidemiologia, Saúde Pública e Coletiva terão espaço para trazerem seus olhares sobre a realidade do setor no Brasil e no mundo expressos por meio de investigações e pesquisas, sendo apresentados em comunicações coordenadas e pôsteres. Acesse aqui as orientações com a lista completa de temas.

Tanto métodos, recortes e técnicas inovadoras com aplicação para as questões emergentes como análises originais para debates teóricos e/ou centrais das áreas serão considerados como critérios pela Comissão Científica para seleção dos melhores trabalhos, com premiações e menções honrosas tanto nas seções de comunicação coordenada como nas de poster.

Os melhores posteres serão selecionados para a modalidade Poster dialogado. Autoras e autores deverão permanecer junto ao poster impresso e terão cinco (5) minutos para apresentar o trabalho à comissão avaliadora. Os selecionados para a modalidade serão informados junto ao resultado da submissão, em 18 de maio. Os demais posteres terão garantida a exposição de seus posteres nos dias determinados na programação.

Os melhores trabalhos submetidos para as sessões de comunicação coordenada serão escolhidos pela Comissão Científica e terão avaliação diferenciada de suas exposições orais durante o evento. Esta seleção NÃO é divulgada, para garantia da idoneidade e maior tranquilidade de todos os autores. Vencedoras e vencedores serão anunciados na sessão de encerramento do Congresso, convidados a receber no palco os certificados. Os premiados ganharão também presentes da Abrasco Livros.

Para tirar dúvidas e ajudar na produção de trabalhos cada vez melhores, confira as orientações e dicas elaboradas pela Comissão Científica.

É melhor inscrever como apresentação oral ou poster?
Para esta escolha deve-se considerar o formato necessário ou mais apropriado para expôr os resultados de seu estudo, conforme a natureza desses tipos de apresentação. Ambas são igualmente apregoadas e relevantes.

Quantos trabalhos posso submeter?
Como autor principal, é possível submeter até dois (2) trabalhos. Não há limite de trabalhos para produções em co-autoria.

Quais serão os critérios que serão levados em conta na avaliação dos trabalhos?
Coerência entre objetivos e metodologia, bem como a aplicação do estudo para o sistema de saúde e a identificação apropriada desses elementos pelos autores, ancorado pela literatura pertinente são pontos centrais para avaliação.

Que elementos a mais os melhores trabalhos devem apresentar para estarem entre os indicados para premiação?
Devem trazer uma perspectiva diferente para questões que já foram trazidas em estudos anteriores ou mesmo trazer temas, técnicas ou métodos inovadores com aplicação para as questões emergentes ou tópicos que mesmo que não estejam sendo intensamente debatidos pela saúde pública, tragam pelos autores elementos que justifiquem a sua relevância.

Já no evento, que elementos da apresentação oral serão observados para a definição dos premiados?Desenvoltura do apresentador na interlocução com a plateia, qualidade visual das lâminas, originalidade do estudo, clareza e organização da apresentação.



Realização:




Apoio: