Notícias

Fórum de Graduação em Saúde Coletiva estará presente no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia

A próxima reunião presencial do Fórum de Graduação em Saúde Coletiva (FGSC) já tem data marcada. Será em 09 de outubro, em Florianópolis (SC), durante o X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Além de proporcionar o espaço privilegiado e dedicado a atualizar os debates entre docentes e estudantes sobre formação, carreira e o cotidiano dos cursos de graduação em Saúde Coletiva, o colegiado contará ainda com uma mesa-redonda na programação especial do evento.

Na expectativa de ver publicada as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), já aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o FGSC segue seu calendário de debates online e aprovou na última reunião virtual, em 18 de julho, a organização dessa reunião presencial durante o próximo encontro nacional promovido pela Abrasco.

Entre os pontos de pauta, deverão estar em discussão a operacionalização das DCN nos projetos pedagógicos das universidades; a inclusão das atividades de extensão nos currículos; o estágio obrigatório e sua característica multiprofissional; a carreira dos egressos(as), e também a relatoria das etapas dos encontros regionais dos(as) estudantes de Saúde Coletiva (ERESC). A reunião do Fórum será nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e acontecerá em paralelo às atividades do Congresso. O local e horário serão anunciados em breve.

Sessão especial: No dia 11, será a vez do FGSC compor uma sessão especial na programação do X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A mesa-redonda “A Graduação em Saúde Coletiva e suas Diretrizes Curriculares: quais as próximas construções possíveis? ” acontecerá das 13h às 14h20min no Centro de Convenções Centro Sul. Em parceria com a Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a mesa contempla docentes envolvidos com a graduação em Saúde Coletiva, a saber: Antônio Leal Costa (IESC/UFRJ); Alcides Miranda (UFRGS) e Marcelo Castellanos (ISC/UFBA). A proposta é uma reflexão de como as áreas da Epidemiologia, da Política, Gestão e Planejamento de Saúde e da Ciências Sociais e Humanas vem construindo diálogos, estratégias e projetos para esse universo da formação em nível de graduação. A mesa também contará com a participação de um ou uma estudante que representará o FGSC.

“Nosso Fórum tem se constituído como um espaço de troca e articulação entre os diversos cursos da Saúde Coletiva cada vez mais vivo, com participação cada vez maior de docentes e estudantes para que possamos consolidar esse espaço plural e proativo no cenário do nosso campo disciplinar. Em Florianópolis, queremos ainda mais gente. Toda ajuda é bem-vinda para que possamos garantir a contribuição desses profissionais junto ao SUS, bem como suas condições de empregabilidade e construção de trajetórias profissionais socialmente protegidas para os sanitaristas graduados”, convoca Liliana Santos, docente do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e integrante da coordenação do FSGSC.



Realização:




Apoio: