25/11/2021 - 14:00 - 15:10 COC 66 - ASPECTOS DA SAÚDE MENTAL EM IDOSOS |
32698 - O EFEITO DE OFICINAS DE INCLUSÃO DIGITAL E VIDEOGAME VIA COMPUTADOR NA COGNIÇÃO DE IDOSOS ANA CLÁUDIA BONILHA - UNIFESP, LEMMY WILLIAM MANSANI RIBEIRO - UNIFESP, FABIO OTA - ISGAME, MARCELO VASCONCELOS MAPURUNGA - UNIFESP, MARCELO DEMARZO - UNIFESP, SOLANGE ANDREONI - UNIFESP, LUIZ ROBERTO RAMOS - UNIFESP
Objetivo: Avaliar o impacto da estimulação cognitiva via inclusão digital e a prática de games na cognição de idosos. Método: Trata-se de um estudo de intervenção controlado e randomizado, aninhado num estudo de coorte populacional. Com base na aplicação do Clinical Dementia Rating (CDR), indivíduos com 60 anos ou mais, escore 0 e 0,5 e sem sintomas depressivos, foram incluídos e alocados aleatoriamente no Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). Inicialmente, 160 participantes atenderam aos critérios de seleção e passaram por avaliação neuropsicológica via Montreal Cognitive Assessment (MoCA), utilizado antes e após a intervenção. O GI (n=80) participou da intervenção via computador 1 vez por semana durante 1 hora e meia, totalizando 4 meses. O GC (n=80) participou de oficinas de Mindfulness realizadas no mesmo período de tempo. Resultados: Aderiram ao estudo 62 idosos no GI (50 mulheres; 12 homens), com média de idade de 74.8±6.3 anos e 56.5% possuíam alta escolaridade, 47 no GC (41 mulheres; 6 homens) com média de idade de 74±5.7 anos e 46.8% com escolaridade média. Antes da intervenção, as análises não demonstravam diferença significativa no MoCA dos grupos quando comparados (p=0,900; 95%; IC-1,281;1,127). Após a intervenção, verificou-se diferença significativa entre os grupos (p=0,000; 95%; IC1,487;3,422). Comparando apenas o GI, observamos diferença significativa no antes e depois (p=0,000; 95%; IC-3,009; -1,926). Conclusão: A inclusão digital combinada com a prática de videogames tem potencial de melhorar a cognição dos idosos. Esse programa de prevenção pode ser estruturado para ser aplicado na atenção primária à saúde.
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