Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE07 - Epidemiologia da saúde do adolescente (TODOS OS DIAS)

33295 - PREVALÊNCIA DE EXCESSO DE PESO E OBESIDADE ABDOMINAL EM ADOLESCENTES DE RECIFE-PE
NORMANDA PEREIRA DA SILVA - UFPE, MARIA IZABEL SIQUEIRA DE ANDRADE - UFAL, JULIANA SOUZA OLIVEIRA - UFPE, VANESSA SÁ LEAL - UFPE, ESTEFANY KAROLAYNE DOS SANTOS MACHADO - UFPE, MARIA LAURA SIQUEIRA DE SOUZA ANDRADE - UFPE, LISIANNY CAMILLA COCRI DO NASCIMENTO FERREIRA - UFPE, PEDRO ISRAEL CABRAL DE LIRA - UFPE


Objetivos: Avaliar a prevalência de excesso de peso e obesidade abdominal de adolescentes estudantes de escolas públicas de Recife-PE.

Métodos: Estudo transversal de base escolar realizado com 674 adolescentes de 12 a 17 anos, matriculados em escolas públicas de Recife-PE. Os dados utilizados fazem parte do banco de dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Foram obtidos o índice de massa corporal para idade (IMC/I) e a razão cintura/estatura (RCEst), a qual foi indicativa de obesidade abdominal quando >0,5. As análises estatísticas foram realizadas com uso do módulo survey do STATA versão 14.0, adotando-se o p<0,05 para verificação de significância estatística.

Resultados: A amostra foi representativa para 59 mil adolescentes estudantes de escolas públicas de Recife-PE. Dentre os adolescentes avaliados, 50,4% foram do sexo masculino, 50,9% estavam na faixa etária entre 12 e 14 anos e 98,9% se encontravam em fase puberal da maturação sexual. O excesso de peso foi identificado em 27,6% dos indivíduos avaliados e 14,9% apresentaram obesidade abdominal, sendo evidenciada associação significante nestas variáveis.

Conclusões: Houve prevalências significativas de excesso de peso e obesidade abdominal no público avaliado, resultado que se constitui como um motivo de preocupação na faixa etária abordada, tendo em vista as repercussões negativas que tais alterações na composição corporal podem acarretar. Os achados contribuem para a criação de estratégias no campo da saúde pública destinadas à promoção da saúde dos adolescentes, visando o controle do peso a partir de ações de educação alimentar e nutricional e mudanças do estilo de vida.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS