Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE07 - Epidemiologia da saúde do adolescente (TODOS OS DIAS)

35690 - ASSOCIAÇÃO ENTRE MATURAÇÃO SEXUAL E ESTATURA, SOBREPESO E OBESIDADE CENTRAL EM ESCOLARES
PATRÍCIA DE FRAGAS HINNIG - UFSC, LUÍSA HARUMI MATSUO - UFSC, CLAUDIA SOAR - UFSC, LUCIANA JEREMIAS PEREIRA - UFSC, CARLOS ALENCAR SOUZA ALVES JÚNIOR - UFSC, MARIANA WINCK SPANHOLI - UFSC, ANA LUÍSA LAGES BELCHOR - UFSC, DENISE MIGUEL TEIXEIRA ROBERTO - UFSC, GIANA ZARBATO LONGO - UFSC, FRANCILENE GRACIELI KUNRADI VIEIRA - UFSC, PATRÍCIA FARIA DI PIETRO - UFSC, FRANCISCO DE ASSIS GUEDES DE VASCONCELOS - UFSC


Objetivo: Investigar a associação entre maturação sexual precoce e estatura, sobrepeso e obesidade central em escolares de Florianópolis.
Métodos: Estudo transversal realizado em 2018/2019 com 598 escolares (idade média = 12,7 anos) (54,9% meninas) de Florianópolis/SC. O escore Z da estatura e do Índice de Massa Corporal (IMC), específicos para idade e sexo, foram calculados conforme a Organização Mundial da Saúde. O IMC foi categorizado em sem sobrepeso (magreza e peso normal) e com sobrepeso (incluindo obesidade). A prevalência de obesidade central foi identificada pelos valores da circunferência da cintura ≥ percentil 90. A maturação sexual (MS) foi obtida por autoavaliação seguindo os critérios propostos por Tanner (mama para meninas e genitália para meninos). Foram considerados com MS precoce aqueles que atingiram determinado estágio de Tanner antes da idade mediana desse estágio. Os Testes T de Student e Qui-quadrado foram realizados para testar as diferenças entre escolares sem e com MS.
Resultados: As prevalências de MS precoce, sobrepeso e obesidade abdominal foram de 49,6%, 33,4% e 6,1%, respectivamente. Para ambos os sexos, a média do escore-Z do IMC e da altura para a idade foi maior naqueles com MS precoce. O mesmo foi observado para a prevalência de excesso de peso (p <0,05). Nenhuma diferença foi observada para a obesidade abdominal.
Conclusões: Foram observados maiores valores de estatura, escore-Z de IMC e sobrepeso naqueles com MS precoce. Recomenda-se a inclusão do MS para avaliação do estado nutricional e sugere-se a influência dos indicadores antropométricos na MS em escolares.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS