Pôster Eletrônico

22/11/2021 - 09:00 - 18:00
PE07 - Epidemiologia da saúde do adolescente (TODOS OS DIAS)

36545 - A CONSULTA DO ADOLESCENTE: ANÁLISE DA MORBIDADE AMBULATORIAL
MAIZA DE OLIVEIRA TENÓRIO - UFPE, ELISABETE PEREIRA SILVA - UFPE, MARIANA OLIVEIRA TAVARES DOS SANTOS - UFPE, NATHÁLIA DIAS GOMES - UFPE, SUZANA MARIA RAMOS COSTA - UFPE


Objetivo: Investigar o perfil da morbidade entre adolescentes atendidos em ambulatório de puericultura de um hospital universitário.
Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, de corte transversal, que utilizou dados contidos nos prontuários de todos os adolescentes atendidos entre janeiro e dezembro de 2018. As variáveis analisadas foram: idade, sexo, estatura, peso, índice de massa corporal (IMC) e diagnóstico dos problemas de saúde, na primeira consulta, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10). A variável idade foi categorizada em duas faixas etárias: A (11-14 anos) e B (15-19 anos).
Resultados: Dos 140 adolescentes elegíveis, 59.3% eram do sexo feminino. Houve uma diferença na estatura (p<0.0001) e no peso (p=0.005), mas não no IMC (p=0.38), entre as faixas etárias A e B. Foram identificados 678 diagnósticos na primeira consulta. Os grupos XXI (36.8%), IV (9.0%), X (7.9%), VII (6.8%), I (6.8%) e XVIII (6.6%) foram os mais frequentes na faixa etária A; enquanto na B, foram os grupos XXI (29.0%), XVIII (9.8%), XIV (9.6%), X (8.8%) e XI (8.0%). Em ambas as faixas etárias, o grupo XXI foi o mais prevalente, devido ao diagnóstico de ‘Falta de Alimentação Adequada’ e aos ‘Problemas Relacionados com a Negligência na Educação dos Filhos’. O grupo IV esteve em segundo lugar, pela presença de ‘Sobrepeso e Obesidade’, nos mais jovens.
Conclusão: Pela alta prevalência de problemas comportamentais e sociais identificados, destaca-se a necessidade de avaliação psicossocial no atendimento aos adolescentes e da implementação de intervenções que não fiquem restritas ao setor da saúde.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS