Trabalhos


1. Regras gerais para submissão de Resumos de Trabalhos

11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia receberá resumos de trabalhos até o dia 30 de abril de 2021 às 23:59min (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do Congresso.

Após preencher o formulário de inscrição, você poderá enviar o seu trabalho, acompanhar todo o processo de avaliação e emitir seu recibo de pagamento, sempre informando o seu login e a sua senha.
Se você ainda não se inscreveu, clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Se você já se registrou, utilize seu login e senha para acessar sua área restrita e enviar o seu trabalho no menu “Meus Trabalhos”


Limite de resumos por participante

Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes.

Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição

Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento e a publicação nos anais, o(a) autor(a) responsável pelo trabalho - autor(a) principal ou coautor(a) - deverá apresentar o mesmo no evento e realizar o pagamento até data a ser definida anida pela Comissão. Se o(a) autor(a) responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um(a) coautor(a) que esteja com a taxa de inscrição paga. Para isso é preciso enviar mensagem para o e-mail trabalhos2021@epi.org.br. Caso o(a) apresentador(a) do trabalho não seja o autor responsável, este(a) também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até a mesma data acima.



2. Categorias de apresentação de Trabalhos

Há três categorias de apresentação de trabalhos para seleção no Congresso:

  1. Resultado de pesquisa
  2. Relato de experiência de vigilância em saúde
  3. Relato de experiência de ensino em epidemiologia.


3. Modalidades de Apresentação

Todas as três categorias acima descritas podem receber resumos nas modalidades: (1) pôster eletrônico, (2) pôster eletrônico dialogado e (3) comunicação coordenada. Além disso, as categorias “Relato de experiência de vigilância em saúde” e “Relato de experiência de ensino em epidemiologia”  também podem receber (4) vídeos como modalidade de apresentação. Não é possível enviar vídeos para a categoria “Resultado de pesquisa”.
No momento de submissão do seu trabalho nas modalidades 1, 2 e 3, o autor pode escolher por uma delas ou deixar essa definição para a Comissão Científica. De qualquer maneira, independente da sugestão do autor, a definição final da modalidade de apresentação do trabalho, caso aprovado, caberá a Comissão Científica.
Resumos que não preveem vídeo não serão indicados para esta modalidade. Da mesma forma, trabalhos no formato de vídeo concorrerão apenas nesta modalidade. As modalidades de apresentação estão detalhadas a seguir:

Pôster Eletrônico
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados no formato eletrônico.
Equipamento Disponivel:
TV LCD Full HD 50” com resolução 1920x1080
Depois de divulgado o resultado da avaliação dos trabalhos, será enviado um e-mail com instruções para envio das apresentações antecipadamente.

Pôster eletrônico dialogado
Nessa modalidade, 5 a 10 pôsteres são reunidos em um mesmo espaço.Cada autor apresenta, durante 4 a 5 minutos, a importância e os principais achados do seu trabalho. Após todas as apresentações, um ativador indicado pela Comissão Científica coordenará um debate entre autores e plateia. Trabalhos apresentados nessa subseção concorrerão à premiação de melhores trabalhos do congresso.

Pôster eletrônico
Nessa modalidade todos os trabalhos aprovados são expostos para apreciação dos participantes do congresso. Nela não há apresentação oral do pôster eletrônico diante da comissão avaliadora. Trabalhos apresentados nessa subseção não concorrerão à premiação de melhores trabalhos do congresso.


Comunicação coordenada (apresentação oral)

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados na forma oral em sessões temáticas. Cada autor terá até 10 minutos para apresentar seu trabalho. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado pela coordenação da sessão. Trabalhos apresentados nessa subseção concorrerão à premiação de melhores trabalhos do congresso.

Vídeos

Vídeos podem ser enviados apenas para as categorias de trabalho “Relato de experiências de vigilância em saúde” e “Relato de experiência de ensino em epidemiologia”. Eles devem ter, no máximo, cinco minutos de duração e estar depositados na plataforma YouTube.
Os trabalhos que contêm vídeo devem também ter resumos conforme descrito no item 4, abaixo. Os vídeos aprovados irão compor sessões específicas do congresso mediante exibição com a presença dos autores e seguidos de debate.
Quando submeter os vídeos, o autor deve também enviar o termo de responsabilidade e autorização de uso de imagem, conforme modelos abaixo:

  • Termo de responsabilidade e autorização de uso de imagem
  • Termo de responsabilidade e autorização de uso de imagem criança/adolescente


4. Instruções para a preparação dos Resumos

Durante a inscrição do trabalho devem ser preenchidos os campos de informação conforme descrito abaixo. Não devem ser utilizadas figuras, tabelas e referências bibliográficas.

  • Título
    Deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 90 caracteres, considerando os espaços.
  • Autores
    Informar nome completo e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o(a) autor(a) principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es) e/ou coautora(s).
  • Resumo
    O texto deve ser objetivo, conciso e ter, no máximo, 250 palavras. O resumo deverá ser estruturado e conter os tópicos: Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Esse campo não deve ser preenchido com letras em caixa alta. Caso o trabalho seja um vídeo, o link para acesso ao mesmo na plataforma YouTube deve ser fornecido.
  • Avanços e/ou aplicações do estudo
    Devem ser apresentados os avanços que o estudo proporciona ao conhecimento epidemiológico ou às políticas/práticas de saúde e/ou as aplicações dele nas diferentes áreas da saúde coletiva. O texto não deve ultrapassar 60 palavras.
  • Fonte(s) de financiamento
    Crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
  • Conflitos de interesses
    É responsabilidade dos autores e autoras a divulgação de todas as relações de qualquer natureza que possam introduzir viés ou serem vistas como vieses na condução de seu trabalho. Qualquer potencial conflito de interesses deve ser declarado, incluindo aqueles de natureza pessoal, profissional, empregatícia, política, e/ou financeira, bem como interesses associados a patentes ou propriedades, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo.
  • Autoria
    O 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia adota os critérios de autoria baseados nas recomendações do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE). Cada uma das pessoas listadas como autor(a) dos trabalhos deve ter: (1) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (2) participação na elaboração do resumo; (3) aprovação final da versão do resumo a ser publicada; (4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas. Os autores e autoras devem ter confiança na integridade das contribuições de todos os demais.


5. Temas para a inscrição dos Trabalhos

Os trabalhos inscritos devem estar inseridos em um dos temas do congresso, que estão listados abaixo:

» Aspectos teórico-conceituais em epidemiologia
     

» Avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde

» Avaliação de tecnologias médico-sanitárias

» Ensino e formação em epidemiologia

» Epidemiologia da saúde bucal

» Epidemiologia da saúde da criança

» Epidemiologia da saúde do adolescente

» Epidemiologia da saúde do adulto

» Epidemiologia da saúde do idoso

» Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT)
     Doenças cardiovasculares
     Doenças respiratórias
     Câncer
     Diabetes
     Doença renal
     Sobrepeso e obesidade
     Doenças musculoesqueléticas
     Saúde mental
     Outras doenças crônicas
     Fatores de risco e de proteção para doenças crônicas

» Epidemiologia das doenças transmissíveis
     HIV/aids e outras ISTs
     Dengue, Zika, chikungunya e outras arboviroses
     Doenças imunopreveníveis
     Tuberculose
     Hanseníase, Leishmaniose e outras doenças negligenciadas
     Outras doenças transmissíveis

» Epidemiologia do curso de vida
     

» Epidemiologia dos acidentes, violências e lesões físicas
     Violências de trânsito
     Violências interpessoais, comunitárias e familiares
     Violência autoinflingida
     Outras causas externas

» Epidemiologia em subgrupos populacionais específicos
     Saúde da população indígena
     Saúde da população negra
     Saúde da população LGBTQIA
     Saúde da população privada de liberdade
     Saúde da população de rua
     Saúde da população de migrantes e refugiados
     Saúde de outros subgrupos populacionais

» Epidemiologia genética e molecular
     

» Epidemiologia nutricional

» Epidemiologia social e determinantes sociais em saúde

» Farmacoepidemiologia

» Interdisciplinaridade e intersetorialidade na epidemiologia

» Métodos e técnicas em estudos epidemiológicos

» Outros tópicos em epidemiologia

» Saúde ambiental e desastres

» Saúde do trabalhador

» Sistemas de informação em saúde

» Sustentabilidade, integridade e ética em pesquisas epidemiológicas

» Uso de métodos qualitativos em estudos epidemiológicos

» Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde



6. Perspectiva de gênero

O 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia incorpora a perspectiva de gênero em suas atividades científicas. Buscando promover a equidade de gênero e a excelência na pesquisa epidemiológica, a Comissão Científica endossa e incentiva a utilização da Diretriz SAGER: Sex and Gender Equity in Research (disponível em: http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/sager-guidelines/). A Diretriz SAGER é um conjunto de procedimentos para o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho de estudos, análise de dados, resultados e interpretação dos achados. A consideração de sexo e gênero nos estudos e na comunicação científica visa não somente a adoção de melhores práticas científicas, mas também a geração de subsídios para intervenções e oportunidades baseadas em evidências, para pessoas de ambos os sexos e todos os gêneros.


7. Envio dos Resumos

Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:

• Novo usuário
Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima. Para cadastrar-se clique aqui

• Usuário já cadastrado
Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".

Antes do envio de seu resumo, faça uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação. Caso você perceba algum erro após o envio, até o dia 30 de abril de 2021 será permitida a edição do resumo. Para isso, basta acessar a sua área restrita, e, na seção “Meus Trabalhos”, clicar no título do trabalho.

Você receberá mensagem imediata, caso seu resumo tenha sido enviado com sucesso. Caso não a receba, entre em contato com a Secretaria do evento através do e-mail trabalhos2021@epi.org.br



8. Certificados e publicação nos Anais

• Será disponibilizado online (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
• Certificados de participação serão disponibilizados online (na aérea restrita) 48h após o evento. O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha.
• Certificados de apresentação de trabalhos nas diferentes modalidades serão disponibilizados online (na área restrita do apresentador), no site do congresso, a partir do 15º dia após o evento. Para acessar a área restrita, o apresentador deverá utilizar o seu login e a sua senha.
• Os anais serão disponibilizados no site do congresso após o evento. O arquivo estará disponível em acesso aberto para consulta e download.



9. Datas e prazos importantes

Data limite para envio de resumos: 30/04/2021
Divulgação do resultado da avaliação: a definir
Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores: a definir



10. Critérios para avaliação dos Trabalhos

A comissão julgadora será formada por profissionais com larga formação na área e que considerarão os seguintes itens no momento da avaliação:

  • Adequação à temática do congresso;
  • Adequação ao escopo do tema escolhido;
  • Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição dos objetivos, métodos, resultados e conclusões;
  • Adequação conceitual e metodológica para atingir os objetivos do estudo;
  • Coerência entre os resultados e as conclusões;
  • Atualidade, natureza inovadora e contribuição ao desenvolvimento da Epidemiologia


11. Observações

Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.
Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.
Oportunamente, a Comissão Organizadora comunicará aos autores a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.
O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.
Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.
Quanto aos direitos de autoria e direitos conexos dos resumos e vídeos submetidos ao 11º. Congresso Brasileiro de Epidemiologia, será adotada a licenca Creative Commons CC-BY.

Fique atento ÀS
datas principais
Inscrições
 
 

Primeiro vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

Trabalhos
 
 

Restam 215 dias para que você envie seu resumo!

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS
Informações Importantes

Informe-se!
Veja as últimas notícias!

SAIBA MAIS

Local do Evento

Centro de Eventos do Ceará

O Centro de Eventos do Ceará é um dos centros de convenções mais modernos e bem equipados da América Latina, que abriga eventos, palestras, feiras, shows, congressos, workshops, exposições, seminários, eventos esportivos, entre outros.

Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza - CE, 60811-341