Trabalhos Científicos
- CATEGORIAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
- MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO
- INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DOS RESUMOS
- TEMAS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS
- ENVIO DOS RESUMOS
- CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
- DATAS E PRAZOS IMPORTANTES
- CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
- OBSERVAÇÕES
REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS
O 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia receberá resumos de trabalhos até o dia 10/06/2024 às 23:59min (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do Congresso.
Após preencher o formulário de inscrição, você poderá enviar o seu trabalho, acompanhar todo o processo de avaliação e emitir seu recibo de pagamento, sempre informando o seu login e a sua senha.
Se você ainda não se inscreveu, clique aqui para preencher o formulário de inscrição.
Se você já se registrou, utilize seu login e senha para acessar sua área restrita e enviar o seu trabalho no menu “Meus Trabalhos”.
Limite de resumos por participante
Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes.
Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição
Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento e a publicação nos anais, o(a) autor(a) responsável pelo trabalho - autor(a) principal ou coautor(a) - deverá apresentar o mesmo no evento e realizar o pagamento até o dia 12 DE SETEMBRO DE 2024. Se o(a) autor(a) responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um(a) coautor(a) que esteja com a taxa de inscrição paga e com até 01 trabalho em sua área já que cada inscrito poderá ter até 02 trabalhos aprovados em sua área restrita. Para isso é preciso enviar mensagem para o e-mail trabalhos2024@epi.org.br. Caso o(a) apresentador(a) do trabalho não seja o autor responsável, este(a) também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 12 DE SETEMBRO DE 2024.
É imprescindivel a presença do autor responsável pelo trabalho para que o certificado seja liberado na área restrtia após a realização do congresso.
CATEGORIAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Há duas categorias de apresentação de trabalhos para seleção no Congresso:
a) Relato de pesquisa em Epidemiologia
Os relatos de pesquisa em Epidemiologia são trabalhos originais que se fundamentam em uma questão de pesquisa ou hipótese claramente definida, utilizando métodos epidemiológicos de produção de dados, com detalhamento dos procedimentos metodológicos empregados e descrição dos resultados obtidos, em debate com a literatura.
b) Relato de experiência em Epidemiologia.
Relato de experiência em Epidemiologia são trabalhos que apresentam experiências realizadas, abrangendo a área de vigilância em saúde, comunicação, extensão ou ensino em Epidemiologia. É essencial que descreva claramente o contexto, o período de realização, o local, os sujeitos envolvidos, as técnicas utilizadas e análise crítica dos resultados alcançados. As experiências reportadas precisam ter sido efetivamente implementadas, visando compartilhar aprendizados práticos e contribuições significativas no campo da Epidemiologia.
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO
As duas categorias acima descritas podem receber resumos nas modalidades: (1) Pôster, (2) Pôster Dialogado e (3) Comunicação Coordenada.
As modalidades de apresentação estão detalhadas a seguir:
A modalidade no qual o trabalho será apresentado ficará a critério da Comissão Científica.
Pôster
Na inscrição de pôster, os(as) autores(as) deverão indicar sua preferência por uma das duas subcategorias descritas abaixo: pôster dialogado ou pôster.
Pôster dialogado
Nessa modalidade, 5 a 10 pôsteres são reunidos em um mesmo espaço para que cada autor(a) apresente, durante 5 minutos, a importância e os principais achados do seu trabalho. Após todas as apresentações, um(a) ativador(a), indicado(a) pela Comissão Científica, coordenará um debate entre autores(as) e plateia. Trabalhos apresentados nessa subseção concorrerão à premiação de melhores trabalhos do Congresso.
Pôster
Nessa modalidade não há apresentação oral do pôster, apenas a exposição do trabalho. O formato e as regras de apresentação desta modalidade serão posteriormente informados. Trabalhos apresentados nessa subseção não concorrerão à premiação de melhores trabalhos do congresso.
Comunicação coordenada (apresentação oral)
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados na forma oral em sessões temáticas. Cada autor(a) terá até 10 minutos para apresentar seu trabalho. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado pela coordenação da sessão. Trabalhos apresentados nessa subseção concorrerão à premiação de melhores trabalhos do congresso.
INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DOS RESUMOS
Durante a inscrição do trabalho devem ser preenchidos os campos de informação conforme descrito abaixo. Não devem ser utilizadas figuras, tabelas e referências bibliográficas.
• Título
Deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 90 caracteres, considerando os espaços.
• Autores
Informar nome completo e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o(a) autor(a) principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es) e/ou coautora(s).
• Resumo
O texto deve ser objetivo, conciso e ter, no máximo, 250 palavras. O resumo deverá ser estruturado e conter os tópicos: Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões. Esse campo não deve ser preenchido com letras em caixa alta.
• Avanços e/ou aplicações do estudo
Devem ser apresentados os avanços que o estudo proporciona ao conhecimento epidemiológico ou às políticas/práticas de saúde e/ou as aplicações dele nas diferentes áreas da saúde coletiva. O texto não deve ultrapassar 60 palavras.
Fonte(s) de financiamento
Crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
• Conflitos de interesses
É responsabilidade dos(as) autores e autoras a divulgação de todas as relações de qualquer natureza que possam introduzir viés ou serem vistas como vieses na condução de seu trabalho. Qualquer potencial conflito de interesses deve ser declarado, incluindo aqueles de natureza pessoal, profissional, empregatícia, política, e/ou financeira, bem como interesses associados a patentes ou propriedades, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo.
• Autoria
O 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia adota os critérios de autoria baseados nas recomendações do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE). Cada uma das pessoas listadas como autor(a) dos trabalhos deve ter: (1) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (2) participação na elaboração do resumo; (3) aprovação final da versão do resumo a ser publicada; (4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas. Os(as) autores e autoras devem ter confiança na integridade das contribuições de todos os demais.
TEMAS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos inscritos devem estar inseridos em um dos temas do Congresso, que estão listados abaixo:
» Aspectos teórico-conceituais em Epidemiologia
» Avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde
» Avaliação de tecnologias médico-sanitárias
» Crise climática e saúde
» Emergências em saúde pública
» Ensino e formação em Epidemiologia
» Epidemiologia da saúde bucal
» Epidemiologia da saúde da criança
» Epidemiologia da saúde do adolescente
» Epidemiologia da saúde do adulto
» Epidemiologia das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT)
- 1. Doenças cardiovasculares
- 2. Doenças respiratórias
- 3. Câncer
- 4. Diabetes
- 5. Doença renal
- 6. Sobrepeso e obesidade
- 7. Doenças musculoesqueléticas
- 8. Saúde mental
- 9. Agravos relacionados ao trabalho (ART)
- 10. Outras doenças crônicas
- 11. Fatores de risco e de proteção para doenças crônicas
» Epidemiologia das doenças transmissíveis
- 1. HIV/aids e outras ISTs
- 2. Dengue, Zika, chikungunya e outras arboviroses
- 3. Doenças imunopreveníveis
- 4. Tuberculose
- 5. Hanseníase, Leishmaniose e outras doenças negligenciadas
- 6. Outras doenças transmissíveis
» Epidemiologia do curso de vida
» Epidemiologia do envelhecimento
» Epidemiologia dos acidentes e violências
» Epidemiologia em subgrupos populacionais específicos
- 1. Saúde da população indígena
- 2. Saúde da população negra
- 3. Saúde da população LGBTQIA+
- 4. Saúde da população privada de liberdade
- 5. Saúde da população de rua
- 6. Saúde da população de migrantes e refugiados
- 7. Saúde de outros subgrupos populacionais
» Epidemiologia genética e molecular
» Epidemiologia nutricional
» Epidemiologia social e determinantes sociais em saúde
» Farmacoepidemiologia
» Gênero, saúde sexual e saúde reprodutiva
» Interdisciplinaridade e intersetorialidade na epidemiologia
» Métodos e técnicas em estudos epidemiológicos
» Outros tópicos em Epidemiologia
» Saúde ambiental
» Saúde do trabalhador e da trabalhadora
» Sistemas de informação em saúde
» Sustentabilidade, integridade e ética em pesquisas epidemiológicas
» Uso de métodos qualitativos em estudos epidemiológicos
» Vacinação
» Vigilância epidemiológica e vigilância em saúde
Perspectiva de gênero e de raça/etnia
O 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia assume o compromisso de atuar para fortalecer a pluralidade, diversidade e a inclusão nas atividades científicas. Com relação à equidade de gênero, a Comissão Científica endossa e incentiva a utilização da Diretriz SAGER: Sex and Gender Equity in Research (disponível em: http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/sager-guidelines/). A Diretriz SAGER é um conjunto de procedimentos para o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho de estudos, análise de dados, resultados e interpretação dos achados. A consideração de sexo e gênero nos estudos e na comunicação científica visa não somente a adoção de melhores práticas científicas, mas também a geração de subsídios para intervenções e oportunidades baseadas em evidências, para pessoas de ambos os sexos e todos os gêneros.
No que concerne a utilização dos termos “raça” e “etnia”, a Comissão Científica sugere fortemente adotar as diretrizes do JAMA: Updated Guidance on the Reporting of Race and Ethnicity in Medical and Science Journals (disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2783090). Nessas diretrizes estão expressas sugestões e recomendações para promover a justiça, equidade, consistência e clareza no uso de raça e etnia em revistas científicas. O aumento global na quantidade de publicações que exploram essa importante temática na área da saúde destaca a necessidade de aprofundar esta discussão. Considerando ainda contextos nacionais sobre o uso desses termos, propomos a análise apresentada no editorial dos Cadernos de Saúde Pública intitulado “Cabem recomendações para usos de “raça” nas publicações em saúde? Um enfático “sim”, com destaque importante às implicações para as práticas antirracistas” (disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00021922).
ENVIO DOS RESUMOS
• Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:
• Novo usuário
Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima. Para cadastrar-se clique aqui
• Usuário já cadastrado
Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".
• Você receberá mensagem imediata, caso seu resumo tenha sido enviado com sucesso. Caso não a receba, entre em contato pelo e-mail trabalhos2024@epi.org.br
CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
- Será disponibilizado online (na área restrita do(a) autor(a) responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as).
- Certificados de participação serão disponibilizados online até sete dias após o evento. O(a) participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha.
- Certificados de apresentação de trabalhos nas diferentes modalidades serão disponibilizados online (na área restrita do/a autor/a responsável pelo trabalho), no site do congresso, até sete dias após o evento. Para acessar a área restrita, o(a) autor(a) responsável pelo trabalho deverá utilizar o seu login e a sua senha.
- Os anais serão disponibilizados no site do congresso em até 60 dias após o evento. O arquivo estará disponível para consulta de forma irrestrita.
- Apenas os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso e com presença do/a autor/a responsável pelo trabalho farão parte da publicação.
DATAS E PRAZOS IMPORTANTES
Data limite para envio de resumos: 10/06/2024
Divulgação do resultado da avaliação: a partir de 16/08/2024
Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores(as) e transferência de trabalho: 12/09/2024
Divulgação do dia e horário de apresentação do trabalho: a partir de 08/10/2024
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
A comissão julgadora será formada por profissionais com larga formação na área e que considerarão os seguintes itens no momento da avaliação:
- Aderência ao campo da Epidemiologia;
- Adequação à temática do congresso;
- Adequação ao escopo do tema escolhido;
- Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição dos objetivos, métodos, resultados e conclusões;
- Adequação conceitual e metodológica para atingir os objetivos do estudo;
- Coerência entre os resultados e as conclusões;
- Atualidade, natureza inovadora e contribuição ao desenvolvimento da Epidemiologia.
OBSERVAÇÕES
- Resumos que não cumpram com as exigências descritas não serão aceitos.
- Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.
- Oportunamente, a Comissão Científica comunicará aos autores(as) a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.
- O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do Congresso.
- Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es/as) e do resumo.
- Quanto aos direitos de autoria e direitos conexos dos resumos submetidos ao 12º. Congresso Brasileiro de Epidemiologia, será adotada a licenca Creative Commons CC-BY.
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